top of page

POESIA

| POEMAS SELECIONADOS

capa+poemas+selecionados.jpg

     Poemas Selecionados reúne 62 poemas de Rodrigo Garcia Lopes, retirados dos livros Solarium (Iluminuras, 1994), Visibilia (Setteletras, 1997) e Polivox - poemas 1997-2001 (Azougue, 2002).

     O livro traz também 11 poemas vertidos para o inglês pelo tradutor norte-americano Chris Daniels.

    Rodrigo Garcia Lopes, o Satori Uso, é um dos mais notáveis poetas paranaenses da safra novíssima. Me impressiona a falta de provincianismo, a abertura cosmopolita, a coragem da informação difícil, o extremo atrevimento desse londrinense, nada indigno do pioneirismo que levantou, naquela terra vermelha, a cidade mais rápida do Brasil.

Paulo Leminski
(Em Correio de Notícias, 16/11/1985)


     Não é comum, livro de estréia de poeta tão moço-22 anos-com esta qualidade. Há muito equilíbrio na fatura de todos os poemas, mas a audácia e o risco não foram esquecidos. Audácia e brilho que vamos encontrar, o que é ótimo sinal, nos significados, no modo variado e personalíssimo de ver as coisas.

Armando Freitas Filho
(em apresentação ao primeiro livro do autor, nunca publicada, 1988)

     Depois de ler os poemas de Rodrigo Garcia Lopes, não tenho a menor hesitação em afirmar coisas grandiloqüentes como: ele é um dos melhores poetas surgidos ultimamente neste país.

Caio Fernando Abreu
(em Caderno 2, O Estado de S. Paulo, 14/3/1988)

     Qualifica as traduções, além disso, o fato de os tradutores Maurício Mendonça e Rodrigo Garcia Lopes, paranaenses de origem, serem dois dos melhores poetas que estão surgindo no panorama. Tradução de poetas, tradução como diálogo criativo e não como ofício profissional.

Regis Bonvicino
(sobre Sylvia Plath: Poemas, Folha de São Paulo, 29/3/1992)

bottom of page